10 COISAS SOBRE O SONO QUE VOCÊ NÃO SABIA


Cerca de 1/3 de nossa vida nós passamos dormindo. O sono é necessário para nossa vida, saúde e bem estar. Mas há muitos mitos e muitas outras coisas a respeito do sono que não sabemos. Por exemplo, muitos acreditam que dormimos por conta do cansaço corporal, mas não é bem assim.
Além disso, muitos outras crenças são especuladas sobre o sono. Algumas delas são até verdadeiras, mas a maioria não passa de balela. Conversa para boi dormir.
Confira agora 10 coisas sobre o sono que você não sabia!

1 - A verdeira razão pela qual dormimos

Nós não dormimos exatamente porque nosso corpo se cansa. O real motivo é que nosso cérebro precisa disso. E não, não é como se o cérebro desligasse, na verdade ele fica ainda mais ativo que durante o dia.

2 - Não é só o cansaço


Não é pelo cansaço do corpo. O que acontece é que se passarmos mais de 17 horas acordados, vamos começar a ter dificuldades cognitivas. Falhas na memória, na percepção e até na correlação das coisas.

 3 - Morrer de sono é real


Todos nós em algum momento já dissemos aquela famigerada frase "estou morrendo de sono". E de fato. Caso você decidisse não comer ou dormir, provavelmente morreria em detrimento da privação de sono e não de fome.

4 - Bêbado de sono


Como você já viu, a privação de sono interfere em nossa atividade cognitiva. Depois de 24 horas sem dormir, nosso corpo funciona como se tivéssemos ingerido álcool. Um dia sem dormir seria correspondente a uma taxa de 0,05% de álcool no sangue.

5 - Maior recorde de privação de sono


O período mais longo que alguém sobreviveu sem dormir foi de 11 dias. Em 1965, Randy Gardner quebrou esse recorde sob intensa supervisão médica. Desde então, o Guinness Book of World Records não realizou mais esses registros por medo que algo realmente grave pudesse ocorrer.

6 - Sono desnecessário


Alguns mamíferos dormem apenas 2 horas por noite, como é o caso das girafas e dos elefantes.

7 - Sono profundo


Quando os golfinhos dormem, o cérebro deles literalmente desliga. Eles ficam inconscientes porque, ao contrário de nós humanos, a respiração deles é consciente.

8 - Sonhos coloridos



Antes do invento da TV, as pessoas sonhavam em preto e branco. Depois da TV, tornaram-se cada vez mais frequentes os sonhos com cores



9 - Parassonia



A parassonia é um distúrbio que causa ações e movimentos involuntários durante o sono. Em casos mais leves, isso se resume apenas a conversas durante o sono. Mas casos graves podem resultar em roubos, assassinatos e estupros.



10 - Contar ovelhas



Provavelmente você já ouviu falar sobre essa história de que contar carneirinhos ajuda a dormir. Balela. Já foi cientificamente comprovado que contar ovelha, carneirinhos ou qualquer outro animal não ajuda a adormecer.

Fonte: list25



0 comentários:

Postar um comentário

Copyrights @ Como eu nunca soube disso? 2018

Este Blog usa cookies em seus plugins e banners. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente. Para mais informações, acesse: Política de Privacidade Aceitar e Fechar