,

ENTENDA PORQUE O TEMPO PARECE PASSAR MAIS RÁPIDO NOS DIAS DE HOJE

Você percebeu que o tempo está passando cada vez mais rápido? Na verdade, essa é a sensação que muitas pessoas têm. Os dias parecem estar terminando antes mesmo das 24 horas. Com isso, os meses e até o ano parece chegar ao fim de forma mais precoce. Há diversas queixas sobre isso e o dilema serve de base para vários estudos astronômicos.
Os físicos buscam, por meio de pesquisas, calcular a velocidade dos movimentos de rotação e translação da Terra. Isso serve para serem mais precisos nas definições dos nossos períodos. De forma "maluca", um médico alemão do século 19 encontrou uma resposta para esse fenômeno. Ele o traduziu em uma equação.
A princípio, para entender melhor, trouxemos algumas dúvidas. O que acontece quando você entra e um quarto bastante escuro e há apenas uma vela acesa? Provavelmente você notará a chama instantaneamente. No entanto, se o lugar estiver iluminado e uma vela acesa dentro, você vai levar um tempo até percebê-la.
O mesmo pode acontecer com o peso. Uma pessoa consegue facilmente distinguir a diferença entre um peso de 100 gramas e um de 120 gramas. Isso não é tão fácil com pesos de 200 gramas e outro de 220. Ambos possuem 20 gramas de diferença, mas a nossa percepção muda totalmente. A ciência é capaz de explicar isso por meio da Lei de Weber.

Algoritmo

Ernst Heinrich Weber (1795-1878) foi um grande médico alemão que desenvolveu um grande trabalho no século 19. Ele desenvolveu seus estudos nos campos da fisiologia e da psicologia. Heinrich foi o primeiro a se dar conta do fenômeno e traduzi-lo em uma equação.
A fórmula recebeu melhorias por um psicólogo da mesma época, o também pelo alemão Gustav Theodor Fechner. A lei afirma que, quando são comparados dois estímulos pequenos, só é preciso uma pequena diferença para distingui-los de forma perfeita. No entanto, se a dimensão for maior, os dois elementos devem ser muito diferentes para nos darmos conta.


Essa lei ainda se aplica à passagem do tempo e explica o motivo dessa noção de velocidade da passagem do tempo conforme ficamos mais velhos. "Ainda que um ano tenha a mesma duração, a relação entre a duração de um ano e o tempo total que você já viveu fica cada vez menor", explicou a matemática Hannah Fry a um canal especializado na ciência dos números.
Isso quer dizer que não se trata de uma evolução linear e cada ano que passa acrescente perceptivelmente menos ao total de nossa vida do que a passagem de um ano quando somos pequenos. Por esse motivo, quando ficamos mais velhos, temos a sensação de que o tempo está passando mais rápido.
A conclusão disso tudo é que, quando aumenta-se a quantidade e o tamanho, cada vez menos percebemos as diferenças de tempo ou de peso. Se você acha que o tempo está mesmo passando rápido, ta aí uma boa explicação do motivo.
E aí, o que você achou disso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Fontes: Jornal USP, G1





0 comentários:

Postar um comentário

Copyrights @ Como eu nunca soube disso? 2018

Este Blog usa cookies em seus plugins e banners. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente. Para mais informações, acesse: Política de Privacidade Aceitar e Fechar