,

7 COISAS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER SOBRE COMIDA JAPONESA

Comer é algo levado muito a sério por pessoas de todos os cantos do mundo, e não é pra menos... Uma das maiores maravilhas que alguém pode sentir na vida, é a degustação de um prato bem feito. E nada melhor para exemplificar isso do que a culinária japonesa. São muito conhecidos por levarem essas questões a sério... Fazem sempre o possível para que sua comida seja suficientemente simples, ao ponto de elevar a experiência do sabor.
No entanto, vale lembrar que também vive dividindo opiniões. O fato de consumirem muitos alimentos crus, a exemplo de peixes, é algo que costuma não agradar o paladar de qualquer um. Para que as pessoas se sintam mais familiarizadas aqui no lado ocidental do planeta, é comum que restaurantes adaptem alguns pratos tradicionalmente japoneses, afim de satisfazer maior parte dos clientes. Entretanto, se você é adepto da comida japonesa "raiz", aqui vão algumas coisas que deveria saber:


1 - Comendo com hashi

Assim como na culinária chinesa, na japonesa também podemos encontrar os tão famosos hashis. Também conhecidos como Palitinhos Japoneses em uma forma ocidentalizada, muita gente ainda não consegue dominar a arte de comer com eles. No entanto, aqui fica a dica: nunca leve os palitos verticalmente até a comida... No Japão, é algo considerado ofensivo, refletindo em maus hábitos à mesa.

2 - Raramente utilizam alho, pimentão ou óleo


A comida japonesa, em sua maioria, é comida de forma crua ou cozida. Mesmo os alimentos que passam pelo processo de cozimento recebem o mínimo de temperos possível. Para dar um sabor mais rico, recorrem a outros ingredientes que podem variar desde o molho de soja, até algas marinhas e cogumelos. Quando fazem algum tipo de massa frita, por ser muito fina, quase não absorve óleo. Alho e pimentão também são bastante raros.

3 - Simplicidade


A chave para uma boa comida japonesa é a simplicidade. Assim como pincelamos anteriormente, eles não possuem toda essa preocupação que temos com os temperos. Enquanto aqui colocamos diversos deles em um só prato, os japoneses prezam pelo sabor natural de seus alimentos. Lá, é comum que se preocupem muito com as cores dos alimentos que utilizam. Para tornar um prato rico, capricham na apresentação e no tamanho de cada ingrediente ali presente.

4 - Escolher os pratos é importante


No lado ocidental do mundo, as pessoas tem a mania de combinar louças. No entanto, o que realmente importa na culinária japonesa é a escolha perfeita do prato. Possuem uma enorme variedade deles, em diversos tamanhos, padrões, formas e cores. A escolha é importante e acontece de forma sazonal. Cada comida deve ser servida em um prato específico, pelo menos, em alguns restaurantes mais tradicionais.

5 - O arroz



Embora alguns desconfiem, o fato é que a culinária japonesa é extremamente rica. Possuem diversas formas de expressar sua cultura apenas em um prato. Encontrar comidas que possuem o peixe como carro chefe não é muito difícil, no entanto, o arroz é sem dúvida, uma das principais partes da cozinha japonesa. Pode ser encontrado em diversas variações, dentre as quais, podemos citar o Kayu, Donburi, Arroz Frito, Kare Raisu, dentre tantos outros.



6 - Encontrar comida completamente vegetariana não é tarefa fácil


Embora pareça difícil de acreditar, não é muito fácil encontrar comidas japonesas completamente vegetarianas. É fato que eles tem o costume de utilizar muitos vegetais, entretanto, muitos de seus pratos tradicionais são cozidos com o caldo de peixe, ou polvilhados com outros ingredientes de origem animal.

7 - Deixar um prato bagunçado é considerada uma atitude rude


Neste lado do planeta é até normal sair de um restaurante ou fast food e deixar sua bagunça sobre a mesa. Bandejas cheias de guardanapo e copos usados, pratos com resto de comida, enfim... É como se  já tivéssemos nos acostumado com isso, e deve ser o que realmente aconteceu. No entanto, assim que você termina de consumir seu alimento no Japão, deve limpar toda a sujeira que fez. Isso quer dizer, jogar o lixo no lixo e deixar o restante em um lugar específico. Deixar o local bagunçado sugere desrespeito com a equipe do restaurante.
E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!




0 comentários:

Postar um comentário

Copyrights @ Como eu nunca soube disso? 2018

Este Blog usa cookies em seus plugins e banners. Ao continuar você confirma que aceita os termos e está ciente. Para mais informações, acesse: Política de Privacidade Aceitar e Fechar